Secretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi diz que fase vermelha segue critérios científicos
O Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marcos Vinholi disse em entrevista que a classificação da região de Avaré na fase vermelha, do Plano São Paulo, segue critérios científicos. A afirmação foi durante a sua participação no programa Bom Dia Cidade, da Rádio Avaré (vídeo ao lado).
Membro do Comitê de Enfrentamento a Covi-19, Vinholi falou que o momento precisa de ações com responsabilidade, cautela e respeito às diretrizes da medicina. O secretário garantiu que o objetivo da medida é resguardar a vida das pessoas.
Perguntado se os prefeitos são consultados sobre as decisões tomadas, Vinholi disse que a administração estadual está aberta ao diálogo diante de parâmetros técnicos sobre a pandemia e que o Governo Estadual está apoiando os municípios.
“Encaminhamos respiradores para a Santa Casa, recursos para que a cidade pudesse se resguardar na atenção básica e média complexidade. Agora junto com os dados de interiorização da pandemia enfrentamos um aumento no interior do estado. Não é momento de negacionismo e sim de responsabilidade”, pontuou Marcos Vinholi.
Ainda durante a sua participação no programa de rádio, o secretário garantiu que as decisões estão sendo tomadas pelos principais médicos infectologistas de São Paulo, “gente de universidades como a USP, Unesp e Unicamp”. Para Vinholi a reabertura do comércio precisa passar pelo combate a pandemia.
“Para a gente ter uma demanda voltando, precisamos necessariamente assegurar a população o combate ao coronavírus. Os números tem demostrado, ao longo desse período recente, a necessidade dessa cautela”, assegurou.
O secretário destacou que a ação judicial impetrada pela Prefeitura de Avaré não vai abalar a relação com o município.
“Aqui nós fazemos uma gestão republicana, técnica. As nossas ações não são de queda de braço com qualquer gestor, e sim de responsabilidade, e também de resguardo da vida da população do município de Avaré”, concluiu Vinholi.