Prefeitura de Avaré pede fechamento do comércio por duas semanas
A Prefeitura da Estância Turística de Avaré recomendou que o comércio suspenda as atividades por 15 dias a partir desta quinta-feira, 19 de março.
O objetivo é diminuir a circulação de pessoas nas ruas e evitar a proliferação do coronavírus. O Decreto Nº 5775 sugere ainda o fechamento pelo mesmo período de empresas com grande número de funcionários.
A recomendação também vale para aulas na educação básica e superior da rede privada, templos religiosos, academias, casa de shows e cinemas. A sugestão não se aplica apenas a farmácias, postos de gasolina e distribuidores de gêneros alimentícios.
O documento não tem poder para obrigar o fechamento de estabelecimentos, mas alerta sobre a necessidade de ações contra a pandemia do Covid-19.
O Executivo recomenda ainda que as clínicas privadas organizem os atendimentos de forma a evitar a concentração de pessoas, bem como reforcem medidas de higienização com a disponibilização de álcool gel 70% e disponibilizem equipamentos de proteção individual.
A Prefeitura também determina que restaurantes, lanchonetes e bares devem adotar medidas de prevenção, tais como disponibilizar álcool 70% a clientes, observar distância mínima entre as mesas e manter o ambiente ventilado, entre outras.
A recomendação não contou com a participação de outros órgãos como a Associação comercial e Industrial de Avaré e o Sindicatos dos Empregados do Comércio de Avaré.