Prefeitura diz que opção por Instituto Adolf Lutz não compromete combate contra a covid-19
A Secretaria Municipal da Saúde esclareceu nesta sexta-feira (24) que a opção do município pelo Instituto Adolf Lutz para a detecção de covid – 19, síndrome gripal e Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave) tem motivação prática e logística. Isso porque Avaré também envia ao laboratório de Sorocaba amostras para investigação de dengue, influenza e sarampo, entre outras.
A nota enviada à imprensa informa que Botucatu faz somente a análise de Covid – 19 e não de outros vírus respiratórios, como é o caso do laboratório de Sorocaba. Além disso, o recebimento das mesmas só ocorre em dias úteis, das 15h às 16h, e sábados das 10h às 11h.
O texto ainda informa que, nada impede que o município envie amostras para diagnóstico da covid – 19 ao Laboratório de Microbiologia de Botucatu caso haja necessidade.
A Secretaria da Saúde diz que é importante esclarecer que a opção pelo Instituto Adolf Lutz não compromete a atuação da pasta na luta contra a pandemia do coronavírus, uma vez que o laboratório em questão é referência nacional na identificação da Covid-19.