Polícia Civil faz alerta pra cuidados de segurança durante a Emapa
Desde a última sexta-feira (29) o “Parque Fernando Cruz Pimentel” sedia a 51ª edição da Exposição Municipal Agropecuária de Avaré (EMAPA), eventos que tradicionalmente atraem milhares de pessoas especialmente interessadas nos shows de artistas de renome nacional.
A aglomeração em um único lugar é um fator propício para a atuação de criminosos, o que gera preocupação nas autoridades encarregadas da segurança pública, em razão de furtos, roubos e outros delitos.
Dinheiro e objetos de valor como relógios, joias e, em especial, telefones celulares, são os alvos preferenciais dos bandidos.
Segundo o delegado seccional de Polícia de Avaré, Rubens César Garcia Jorge, a Polícia Civil está 24 horas por dia a serviço da comunidade. “Aqueles que forem vítimas podem procurar o Plantão Policial ou acessar a Delegacia Eletrônica na internet para registrar a ocorrência”, destacou.
Entretanto, ele citou medidas simples que se adotadas podem prevenir inúmeros transtornos. Um dos primeiros conselhos nesses casos é evitar ir sozinho ao evento. Também é sensato não deixar o celular visível, seja nas mãos ou em bolsos, durante os shows. Isso pode chamar a atenção do criminoso, que quase sempre age acompanhado. É um dos objetos de consumo mais visados por ladrões e receptadores, portanto, todo cuidado é pouco”, disse o seccional.
Segundo a Delegacia Seccional de Polícia de Avaré, em dezembro do ano passado foram registrados 224 furtos no município, a maior parte de telefones celulares, número muito acima da incidência criminal apresentada nos outros meses do ano. “Mais de 85% desses celulares foram subtraídos durante a festa”, explicou.
Outra orientação importante é não deixar à vista no banco ou painel do carro, objetos de valor. Esse tipo de conduta facilita a ação delituosa, uma vez que os veículos ficam geralmente estacionados longe de onde os proprietários estão em grandes eventos e, nem sempre, sob a vigilância da segurança particular contratada para esse fim.