Regional

Mutirão de emprego e empreendedorismo soma cerca de 1,5 mil atendimentos em Botucatu

O Mutirão do Emprego e Empreendedorismo realizado nessa sexta-feira (2), em Botucatu, contabilizou cerca de 1.500 atendimentos de pessoas à procura de vagas de trabalho, cursos profissionalizantes, linhas de crédito e outras oportunidades oferecidas pelos programas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. O evento foi promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Botucatu.

“O país passou por muitas recessões e crises em um curto espaço de tempo, e muitas pessoas estão com dificuldades para se reinserir no mercado de trabalho. No estado de São Paulo, a economia está se recuperando, mas há ainda muito trabalho a ser feito, e isso nos motiva a trabalhar cada vez mais. Temos aqui neste mutirão o Posto de Atendimento ao Trabalhador, com vagas em várias ocupações, cursos de qualificação em parceria com o Sebrae, o Poupatempo, oportunidades aos empreendedores, por meio do Banco do Povo, e outros serviços”, comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Zeina Latif. “São várias políticas públicas que não se encerram aqui, são contínuas, mas que estão hoje reunidas para que o cidadão possa conhecê-las melhor. Gostaria de parabenizar a todos que estão buscando oportunidades, que querem se aprimorar, conhecer as políticas públicas e que se interessam em prosperar.”

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) contou com um estande para cadastro dos trabalhadores e encaminhamento às vagas de emprego. Foram 350 pessoas atendidas. 

No Programa Via Rápida foram 206 inscrições para cursos de qualificação profissional, como: Operador de Caixa, Planejamento e Gestão de Empreendimentos Gastronômicos, Recepção e Atendimento e Técnicas de Vendas. O estande do Banco do Povo realizou 43 atendimentos de linhas de crédito para alavancar pequenos negócios. Serviços digitais do Poupatempo, informações sobre qualificação empreendedora do Sebrae, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência com vagas de emprego e qualificação, oficinas do Fundo de Solidariedade da cidade e programas da Secretaria de Desenvolvimento Social, como Vale Gás e SP Acolhe, também estavam disponíveis para o cidadão que esteve presente.

A prefeitura de Botucatu também ofereceu serviços à população, como a Sala do Empreendedor para atendimento sobre abertura de MEI, além do Centro das Indústrias (CIESP) com orientações aos interessados em vagas de trabalho.

Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico exerce papel fundamental para atrair investimentos ao Estado, fomentar o empreendedorismo com foco na geração de emprego e renda e incentivar a inovação tecnológica. Além disso, oferece qualificação profissional para atender as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. Entre os principais programas da pasta destacam-se o Bolsa Trabalho, Bolsa Empreendedor, IdeiaGov, Banco do Povo, Empreenda Rápido e Minha Chance.    No total, são 11 órgãos vinculados à secretaria, como o Centro Paula Souza, Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Universidade de São Paulo (USP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previsão do tempo
Current weather
Humidity-
Wind direction-
Cloudiness-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
Verified by ExactMetrics