Por 7 votos a 6, A Câmara de Vereadores de Avaré rejeitou o projeto de lei que visava revogar a lei municipal que liberou o uso de herbicidas na cidade. O projeto foi votado na sessão ordinária realizada na segunda-feira (8), primeira sessão em 2022.
Votaram para manter o uso dos herbicidas os vereadores Leonardo Rípoli, Magno Greguer, Roberto Araujo, Jairo Alves, Lazaro Cardoso, Ana Paula de Godoy e Flávio Zandoná. O pedido de revogação da lei teve os votos dos vereadores Marcelo Ortega, Hidalgo Freitas, Adalgisa Ward, Luiz Claudio da Costa, Maria Isabel Dadario e Carlos Wagner.
Segundo os vereadores que propuseram a revogação, a lei aprovada apresenta potencial dano a saúde pública. O uso dos herbicidas é a solução mais fácil para controlar os matos que crescem nos meios fios, calçadas e praças.
Estudos mostram que a substância contamina o ambiente, a atmosfera, solo e lençol freático; podendo causar intoxicação humana.
O herbicida pode estar relacionado com o aparecimento de doenças como câncer, obesidade, diabetes, doenças cardíacas, depressão, autismo, infertilidade, mal de Alzheimer, Parkinson, microcefalia, alterações hormonais e câncer.
O projeto de lei que liberou o uso do produto foi aprovado, por unanimidade, no ano passado em Avaré.
This post was last modified on 8 de fevereiro de 2022