A Câmara de Vereadores de Avaré vai instalar nessa segunda-feira (17), durante a sessão ordinária, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar suspeita de superfaturamento na compra de medicamentos para o tratamento da covid-19. O documento foi protocolado na manhã de hoje e conta com as assinaturas dos vereadores Adalgisa Lopes Ward, Carlos Wagner Januário Garcia, Hidalgo André de Freitas, Luiz Claudio da Costa, Marcelo José Ortega e Maria Isabel Dadário.
Há suspeita é de que a compra foi realizada em valor bem acima do praticado no mercado. A compra emergencial foi publicada no dia 3 de maio, efetivada no dia 5 e paga no dia 6 do mesmo mês. Segundo reportagem do Jornal do Ogunhê, a empresa que forneceu os medicamentos para a Prefeitura é de Aparecida de Goiânia (GO), foi aberta em novembro de 2019, possui capital social de R$ 100 mil e fechou contrato com o município de mais de R$ 900 mil.
Como mais de 1/3 dos vereadores assinaram a abertura da investigação não é necessário deliberação da mesa e a CPI fica automaticamente aberta. O documento será lido no expediente dessa segunda, na sequência serão escolhidos os membros que irão investigar o caso.
A comissão terá 90 dias para apresentar um relatório, que será apreciado pelo plenário.