Avaré

Prefeitura quer devolver prédio histórico ao Estado

A Prefeitura da Estância Turística de Avaré enviou um ofício em que comunica a intenção de devolver ao Conselho de Patrimônio Imobiliário do Estado de São Paulo (Condephaat) as instalações do antigo Fórum e Cadeia de Avaré.

 A informação foi divulgada aos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais na reunião realizada no dia 27 de novembro de 2017 e em ata publicada no Semanário Oficial da última sexta-feira (23).

Mesmo diante da manifestação da vontade de não ser mais responsável pelo prédio, a Secretaria da Cultura informou aos conselheiros que endereçou ofícios ao Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, com a intenção de destinar recursos para as obas de recuperação do local e também para readequação do Teatro Municipal Dr. Octávio Morales Moreno.

Fórum Velho

Prédio mais antigo de Avaré, o Fórum Velho começou a ser construído em 1894 e foi tombado em 1980 pelo Condephaat graças aos esforços da jornalista Anita Ferreira De Maria. 

Em 2000, o Governo do Estado concedeu o uso do imóvel para a Prefeitura por 20 anos e o local recebeu o nome de “Edifício Paschoal Bocci”.

Em 2005, sem consultar o Condephaat, o ex-prefeito Joselyr Silvestre deu início a uma reforma que acabou resultando numa ação judicial contra ele motivada pelas alterações no histórico prédio.  

O local está fechado desde outubro de 2015, quando passou a apresentar riscos aos servidores e frequentadores do Museu Histórico. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previsão do tempo
Current weather
Humidity-
Wind direction-
Cloudiness-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
Verified by ExactMetrics