Avaré

Câmara votará moção de repúdio contra concessionária da represa Jurumirim

A Câmara de Vereadores de Avaré irá votar na próxima segunda-feira (18) uma moção de repúdio à empresa CTG Brasil, concessionária responsável pela Usina Hidrelétrica Jurumirim. o motivo é a baixa no nível de água da represa.

O documento conta com a assinatura de todos os 13 vereadores e, após aprovação, será encaminhado a Agência Nacional de Águas, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Turismo, Ministério Público, Ministério de Minas e Energias, Ministério do Turismo, Assembleia Legislativa de São Paulo, Câmara dos Deputados e Senado Federal.

A Moção diz que Avaré tem o título de Estância Turística e possui na represa de Jurumirim seu principal atrativo turístico.  “Possui um grande investimento por parte da municipalidade em infraestrutura e publicidade, considerando o investimento empresarial no ramo de hotelaria e lazer, considerando o volume de água se torna necessário não apenas para banhistas, mas também para a prática de esportes náuticos a atual situação é preocupante”, destaca o texto que será apreciado na Câmara.

Repúdio

Em dezembro do ano passado, as Prefeituras de Avaré, Arandu, Cerqueira César, Itaí, Itatinga, Paranapanema e Taquarituba  também assinaram uma nota de repúdio contra a CTG Brasil. As administrações demonstraram indignação por conta dos aparentes danos ambientais causados pela alta vazão do reservatório.

Na época, a CTG Brasil informou que os níveis de vazão dos reservatórios das usinas de Jurumirim e Chavantes são determinados por um órgão regulador, o Operador Nacional do Sistema (ONS).

A concessionária também afirmou que a companhia mantém análises constantes das águas de suas represas. “Com isso, é possível afirmar que a operação das usinas não traz prejuízos ao meio ambiente e à fauna aquática, e o nível do reservatório não afeta a população de peixes da região”, afirmou a empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previsão do tempo
Current weather
Humidity-
Wind direction-
Cloudiness-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
Verified by ExactMetrics