Vigilância Sanitária promove Semana de Mobilização contra o Aedes Aegypti
Com o objetivo de alertar a população quanto aos riscos das da Dengue, o Zika Vírus e Chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, a equipe da Vigilância Sanitária (VISA) promoverá, entre os dias 4 e 8 de dezembro, a Semana Estadual de Mobilização Contra o Aedes Aegypti.
Com o lema “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti”, a proposta do Governo do Estado que, juntamente a Secretaria Municipal da Saúde, intensificará neste final de primavera e início de verão, as ações de combate ao mosquito.
A Vigilância Sanitária prossegue executando as vistorias nos imóveis do município.
“Pedimos que a população ajude a combater o Aedes através de medidas de controle e eliminação de seus criadouros evitando deixar água parada em vasos de plantas, garrafas descartáveis ou retornáveis, pratinhos de planta, latas, pneus e todo tipo de material que possa acumular água”, alertam os técnicos da VISA.
O mosquito
O Aedes Aegypti se reproduz em água limpa e parada, pica preferencialmente durante o dia e vive próximo das pessoas por ter preferência por sangue humano.
A Dengue pode matar, o Zika está relacionado à microcefalia e a Chikungunya é uma doença incapacitante e em alguns casos também pode levar a morte. Nesta época do ano é necessário maior atenção, pois com a grande quantidade de chuvas e o calor a tendência é que a reprodução do mosquito aumente junto com o maior risco de transmissão dessas moléstias.