X
    Categorias Avaré

Vereadores de oposição não comparecem e extraordinária é remarcada

Os vereadores do grupo de oposição não compareceram a reunião extraordinária marcada para esta terça-feira (16) na Câmara de Avaré. Ontem os parlamentares também abandonaram o plenário por não concordarem com a condução da eleição dos cargos vagos na Mesa Diretora.

A extraordinária durou menos de três minutos. Após a chamada, o vice-presidente Flávio Zandoná leu um documento informando que devido ao quórum insuficiente, a eleição ficaria remarcada para quarta-feira (17) às 17 horas. Carlos Wagner Garcia, Luiz Claudio da Costa, Adalgisa Ward, Hidalgo de Freitas, Leonardo Ripoli, Marcelo Ortega e Isabel Dadário formam o grupo de oposição e não foram a reunião.

Dois cargos da Mesa Diretora estão vagos. Jairinho do Paineiras teve mandato extinto pela Justiça Federal, ele ocupava o cargo de membro suplente. Já o presidente Leonardo Pires Rípoli renunciou a cadeira de presidente e passou para a bancada de oposição.

Ripoli acusa os outros membros da Mesa Diretora de gastos excessivos com o quadro de pessoal e o concurso público. Flávio Zandona (vice-presidente), Roberto Araujo (1° secretário) e Ana Paula de Godoy (2ª secretária) têm comandado as ações da Câmara.

Os três vereadores demitiram o assessor do presidente e destituíram Rípoli da presidência. O ex-presidente conseguiu reverter a decisão na Justiça, mas renunciou na sequência.

O grupo de oposição não concorda com a decisão da Mesa em realizar eleição somente para o cargo de suplente, deixando Flávio Zandoná na presidência. O parlamentar foi o presidente entre 2021 a 2022 e ficaria mais dois anos no comando da casa; o que é proibido.

O artigo 20 da Lei Orgânica Municipal estabelece que é proibida a recondução de qualquer de seus membros para o mesmo cargo na eleição seguinte. O artigo também estabelece que em caso de cargo vago na Mesa, será realizada eleição para seu preenchimento.

Com duas vagas sem vereadores, o grupo da oposição esperava eleição para os dois cargos. Como Zandoná, Roberto Araujo e Ana Paula só colocaram eleição para o cargo de suplente os opositores não tem comparecido no plenário.

Projetos Prejudicados

A crise do Legislativo de Avaré tem prejudicado a população avareense. As sessões ordinária, realizadas nas segundas-feiras, não acontecem a cinco semanas consecutivas. Os adiamentos tem comprometido a votação de diversos projetos de lei e paralisado o serviço do legislativo.

No dia 17 de abril os vereadores da situação não compareceram a reunião, os projetos protocolados para a data não foram votados por falta de quórum. Já no dia 24 de abril a sessão foi suspensa por insegurança Jurídica, o vereador Jairinho do Paineiras compareceu a reunião mesmo com o mandato extinto.

Na semana seguinte não houve a reunião devido ao feriado de 1° de Maio. No dia 8 de maio a sessão foi cancelada após o falecimento do ex-vereador Sergio Luiz Fernandes.

Nesta segunda-feira (15) após novos problemas internos a sessão foi novamente cancelada.

This post was last modified on 16 de maio de 2023

Comentários (1)

Este site utiliza cookies para sua melhor experiência