Vereadores apontam irregularidades e MP será acionado para analisar caso de Secretário Municipal
Após vistoria de vereadores no haras do secretário municipal Abelardo Ferreira Mendes, realizada na sexta-feira (22), vereadores de Avaré detectaram as irregularidades cometidas e encaminharão denuncia ao Ministério Público.
Segundo o vereador Ernesto Albuquerque a abertura de uma Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) não está descartada.
“Está claro que ele, Abelardo Mendes, por ser um agente público, cometeu um ato irregular. Apesar de não aparentar dolo, o ato foi errado. Como vereadores, temos que apurar. A Câmara não pode ser omissa: temos que fazer uma nota, denunciar ao MP ou abrir uma CPI”, disse o parlamentar.
Flávio Zandoná afirmou que testemunhou a irregularidade e apontou que o Ministério Público deve ser consultado.
“Não vi nada de estranho no local, mas o ato irregular aconteceu. Precisamos conversar e analisar os fatos da forma devida. Defendo a legalidade e, em um primeiro momento, que a denúncia seja analisada pelo Ministério Público, instituição com a prerrogativa de apontar supostas falhas em qualquer tipo de ação”, destacou.
Segundo a assessoria da Câmara, os vereadores encontraram de 40 a 50 montes de terra retirados de uma obra paga com dinheiro público. Apesar de não serem técnicos, os vereadores afirmaram que o material é composto com galhos e outras substâncias que impossibilitam a compactação devida para uso em outras áreas.
Os vereadores devem se reunir, na próxima semana, para decidir quais medidas serão tomadas.
Nem a Prefeitura e nem o Secretário se manifestaram oficialmente sobre o tema. Abelardo proibiu a presença dos jornalistas na fiscalização realizada pelos vereadores.