Ícone do site Avaré Notícias

Vereadora apresenta projeto que pretende proibir fogos com estouro em Avaré

Nesta semana, foi protocolado, na Câmara Municipal de Avaré, um projeto de lei que prevê a proibição de fogos de artifícios com estouro e estampido. A iniciativa foi de Adalgisa Lopes Ward (PV), a Professora Adalgisa e baseia-se em dados referentes à Saúde Pública.

A medida pretende proibir a queima e soltura dos fogos e artefatos pirotécnicos com efeitos sonoros ruidosos, como estampidos e estouros; ainda conforme o projeto, a exceção ficará para os artefatos que produzam apenas assovios e efeitos visuais.

“Os estouros decorrentes de fogos podem causar traumas irreversíveis em crianças e adultos, especialmente naqueles com Transtornos do Espectro Autista (TEA), grupo com hipersensibilidade sensorial”, destacou a legisladora; ela também citou os danos que os fogos causam nos animais domésticos.

O descumprimento da determinação, caso aprovada, será uma multa no valor de 500 UFMAs  (Unidade Fiscal do Município de Avaré), valor que deverá ser corrigido anualmente por índice oficial, conforme o projeto elaborado pela vereadora.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, foram registradas 122 mortes ligadas a acidentes com fogos, sendo 23,8% envolvendo menores de 18 anos. “Além disso, o material utilizado na fabricação dos fogos são de difícil reciclagem devido às substâncias tóxicas”, lembrou Adalgisa ao destacar semelhante iniciativa em vários outros municípios de todo país.

O projeto de lei foi subscrito pelo vereador Antonio Ângelo Cicireli (PSDB), o Toninho da Lorsa, será encaminhado às comissões devidas e análise jurídica para, posteriormente, ser discutido e votado em sessão ordinária.

Este site utiliza cookies para sua melhor experiência

Este site utiliza cookies para sua melhor experiência

Sair da versão mobile