Vereador Carlos Wagner critica situação da base do Samu de Avaré
O vereador Carlos Wagner Januári Garcia publicou um vídeo em sua redes sociais mostrando as péssimas condições da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Avaré.
Segundo o parlamentar, após a descentralização do serviço, em 2020, Avaré passou a contar com duas bases. Uma para atender o serviço regional, de responsabilidade da Amvapa, e outra municipal, administrada pela Prefeitura.
A base municipal fica localizada na Rua Lázaro Amaral Leite, na Santa Elizabeth, local que, por anos, foi sede do Corpo de Bombeiros. Foi neste local que o vereador gravou e publicou o vídeo.
Carlos Wagner disse que os problemas com a estrutura do local é recorrente, sem que nenhuma providência tenha sido tomada pela administração municipal. O vereador também mostrou uma ambulância sem condições de uso.
“Eu estive na base regional e as três ambulâncias estão em condições de uso”, salientou Carlos Wagner.
O parlamentar ainda criticou a falta de cobertura para abrigar as ambulâncias, sendo uma das recomendações do Ministério da Saúde para proteger os carros e garantir a validade dos medicamentos. Carlos Wagner falou que o Samu municipal não conta com internet e nem telefone fixo. Um telefone celular é disponibilizado para o recebimento das ligações.
Ainda durante o seu vídeo, o parlamentar disse que os funcionários tem custeado com recursos próprios pó de café, açúcar e gás de cozinha.
Outro ponto criticado pelo vereador é que junto com a base do Samu foi instalado o depósito destinado aos servidores do setor da varrição, responsáveis pela limpeza da cidade e guardam seu material de trabalho no local.
“Peço que tome uma atitude para que faça devida estrutura dessa base”