Turmas iniciam aulas de libras oferecidas pela Prefeitura
Começou no início deste mês o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) promovido gratuitamente pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SMDPD).
A turma composta por integrantes da comunidade também iniciou recentemente o nível básico da capacitação, que tem duração de seis meses.
Segundo a SMDPD, a procura tem sido grande e as 40 vagas disponibilizadas para a população foram rapidamente preenchidas.
Iniciativa inédita no município, o curso tem o objetivo de favorecer a inclusão de pessoas com deficiência auditiva e surdez total por meio da Língua Brasileira de Sinais, ferramenta fundamental para a comunicação e o processo de interação do público-alvo.
Além da capacitação, a SMDPD pretende oferecer a possibilidade de uma formação humanizada, uma vez que a inclusão da pessoa com deficiência é uma temática que vem sendo muito debatida e revela-se um grande desafio para superar práticas segregacionistas.
Desde 2018, servidores municipais, funcionários da Santa Casa de Misericórdia e familiares de surdos passaram pela capacitação, incluindo enfermeiros, médicos, socorristas do SAMU, bombeiros, atendentes das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social.
Serviço
A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência atende na Rua Ceará, nº 1393, ao lado do Centro Administrativo Municipal. Outras informações podem ser obtidas pelo email smdpd@avare.sp.gov.br ou pelo telefone (14) 3732-8844.