O Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos por milhares de extremistas bolsonaristas na tarde deste domingo (8).
A primeira ação foi realizada no prédio do Congresso. Os vândalos enfrentaram os policiais que mantinham bloqueios na área e subiram a rampa do congresso. Os fanáticos tomaram a famosa cúpula e quebraram vidraças do Salão Nobre do prédio.
Após o Congresso, um grupo menor também se dirigiu ao Palácio do Planalto, sede do governo federal e entrou na área externa do prédio. Os bolsonaristas conseguiram subir a rampa do Planalto, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a faixa presidencial. Lula não está em Brasília, o presidente está na região de Araraquara, avaliando o impacto das chuvas.
O terceiro local de ataque dos extremistas foi no prédio do STF, onde as vidraças do prédio foram quebradas. Uma parte dos manifestantes chegou até o plenário da corte. O grupo pede intervenção militar, o que é inconstitucional. A porta do gabinete do ministro Alexandre de Moraes chegou a ser arrancada.
Em nota, a Polícia Militar do Distrito Federal informou que trabalha para “garantir a paz social”.
This post was last modified on 8 de janeiro de 2023