O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) julgou irregular o balanço geral do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Avaré (Avareprev) em 2018. A sentença foi divulgada pelo auditor Samy Wurman no dia 22 de fevereiro.
O TCE aplicou multa de 300 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (UFESP) a Roberto Surano Simon, presidente do órgão.
Entre as irregularidades apontadas estão a falta de parecer das demonstrações financeiras ao Conselho Fiscal; falta de comprovação do parecer das contas pelo Conselho de Administração, ausência de certificação em investimentos pela maioria dos membros do Comitê de Investimento e incorreta contabilização das receitas de aplicações financeiras.
O TCE também apontou para divergência do saldo remanescente dos parcelamentos contabilizado e o apurado pela fiscalização e que os gastos administrativos ultrapassaram o limite de 2% do valor total das remunerações.
Nos últimos anos o Tribunal de Contas estadual tem apontado uma série de irregularidades nas contas da Avareprev. Em 2015 as contas foram consideradas irregulares, em 2016 está como pendente e em 2017 estão com irregularidades.
Os processos ainda não foram concluídos e cabe recurso. Avaré Notícias não conseguiu localizar os representantes do Avareprev para comentar a rejeição das contas.
This post was last modified on 9 de março de 2020