Educação e Cultura

Sisu: entenda como funciona o sistema de seleção

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até o dia 21 de janeiro para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A plataforma é uma das principais portas de entrada para o ensino superior em instituições públicas de todo o Brasil, oferecendo vagas em 124 universidades e institutos federais.

Quem pode participar?

Para concorrer às vagas do Sisu, é necessário ter feito o Enem 2024, obtido uma nota diferente de zero na redação e não ter participado do exame na condição de “treineiro”. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando o login e a senha do Gov.br.

Durante o processo de inscrição, o candidato deve preencher um questionário socioeconômico, de acordo com as exigências da Lei de Cotas, que reserva vagas para estudantes de escolas públicas e outros perfis, como pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Como funciona a seleção?

Os candidatos podem escolher até duas opções de curso, definindo a ordem de prioridade. As classificações parciais começam a ser divulgadas no segundo dia de inscrição, com base nas notas de outros candidatos que concorrem às mesmas vagas.

O Sisu também calcula diariamente a nota de corte, que é a menor pontuação necessária para se manter entre os potenciais selecionados. Porém, essa nota serve apenas como referência, e não como garantia de aprovação.

Bolsas para licenciaturas

Nesta edição, candidatos que obtiverem, no mínimo, 650 pontos na média do Enem e forem aprovados em cursos presenciais de licenciatura poderão se beneficiar do programa Pé-de-Meia Licenciaturas. A iniciativa oferece uma bolsa mensal de R$ 1.050 durante todo o período do curso.

Lei de Cotas

Em cumprimento à Lei nº 12.711/2012, 50% das vagas das instituições públicas vinculadas ao Ministério da Educação (MEC) são destinadas a estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas. Metade dessas vagas é reservada para candidatos com renda familiar de até um salário mínimo por pessoa, enquanto a outra metade é destinada a candidatos sem limite de renda.

A distribuição das vagas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência segue a proporção desses grupos na população de cada estado, de acordo com o Censo Demográfico de 2022, do IBGE.

Resultado e lista de espera

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro. Os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula entre 27 e 31 de janeiro, seguindo as orientações das instituições de ensino.

Já os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das duas opções de curso podem manifestar interesse na lista de espera, que estará disponível no mesmo período.

Nota abaixo do esperado? Ainda há chances

Mesmo com uma nota menor do que o esperado, é recomendável participar do processo. Dados recentes mostram que com 569,62 pontos, um estudante poderia acessar 842 opções de cursos. Mais de 33% dos participantes do Enem 2024 estariam acima do ponto de corte para 20% das vagas ofertadas em 2023.

Fique atento aos prazos e aproveite essa oportunidade para ingressar no ensino superior!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previsão do tempo
Current weather
Humidity-
Wind direction-
Cloudiness-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
Verified by ExactMetrics