X
    Categorias Nacional

Sério Moro lamenta transferência do Coaf para Ministério da Economia

A votação da MP da reforma administrativa resultou na transferência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça para o Ministério da Economia. Insatisfeito com a decisão, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, disse que “lamentou o ocorrido”.

Por meio de uma rede social, o ex-juiz federal disse que o resultado da votação desta quarta-feira, na Câmara dos Deputados, “faz parte da democracia”. Moro também agradeceu aos parlamentares que apoiaram a manutenção do Coaf no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Anteriormente, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, o ministro Sérgio Moro havia declarado que a permanência do Coaf no Ministério da Justiça era ‘estratégica’ para combater à corrupção e lavagem de dinheiro.

O Coaf é uma unidade de inteligência financeira do governo federal que atua principalmente na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro (crime que consiste na prática de disfarçar dinheiro de origem ilícita).

O destaque da MP que previa a manutenção do Coaf no Ministério da Justiça teve 210 votos favoráveis e 228 contrários. Depois da conclusão do trâmite na Câmara, o texto ainda precisa passar por votação no Senado, antes de ser enviado para sanção presidencial.

A medida provisória forma o pacote da chamada reforma administrativa. A matéria também manteve a diminuição no número de ministérios, que era de 29 no governo passado. Atualmente são 22 pastas.

Reportagem Marquezan Araújo

This post was last modified on 23 de maio de 2019

Este site utiliza cookies para sua melhor experiência