O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, esteve em Avaré na tarde desta quarta-feira (7). A agenda contou com um encontro com profissionais da Defesa Agropecuária lotados nas cidades da região. A reunião foi realizada na sede da Area (Associação Regional dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Avaré).
Pela manhã, Piai realizou uma visita técnica na Fazenda Ataliba Leonel, na cidade de Manduri. O secretário afirmou que tem visitado todas as 40 regionais do estado de São Paulo para ouvir os funcionários da pasta.
“O agro sustenta o estado de São Paulo e sem a Secretária de São Paulo o agro do Brasil para. Muita coisa que é feita aqui é replicada em todo o país. Ouvir esses funcionários é muito importante”, destacou.
Piai falou ainda sobre a importância do trabalho realizado pela Defesa Agropecuária Estadual e comemorou os 100% da vacinação contra a febre aftosa e 99,5% contra a brucelose.
Outro fato destacado pelo Secretário Estadual é a maior rapidez na validação de selos para produtores artesanais, que agora já podem sair da informalidade.
Bem-estar Animal
O Secretário Estadual de Agricultura também comemorou o avanço na humanização no tratamento animal e informou que São Paulo será o primeiro estado do Brasil que vai retirar a marca, com ferro quente, no rosto dos animais vacinados contra a brucelose.
A marcação causa desconforto ao animal, dor intensa e prolongada. A brucelose é uma doença infectocontagiosa de caráter crônico causada por bactérias do gênero Brucella, que acomete diversas espécies de animais e o homem. Sendo uma zoonose de distribuição mundial, acarreta problemas sanitários e prejuízos econômicos importantes. A brucelose bovina e bubalina é causada pela Brucella abortus.
This post was last modified on 7 de fevereiro de 2024