Embora já tenha adotado uma série de medidas para o controle de carrapatos no Horto Florestal, a Prefeitura da Estância Turística de Avaré, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vem implementando novas ações contra a proliferação do parasita.
A preocupação permanente está ligada à presença de capivaras no lago do espaço público, um dos principais cartões-postais do município. Em algumas áreas paulistas, a ocorrência de casos de Febre Maculosa, transmitida pelo carrapato, está intimamente ligada à presença do mamífero.
“Com a circulação de pessoas e cães domésticos nesse espaço, os carrapatos-estrela (gênero Amblyomma) presentes nas capivaras podem ser transmitidos aos cães. Estes, na medida em que convivem com as pessoas em suas casas, são hospedeiros mais próximos dos seres humanos, e os carrapatos, caso contenham a bactéria Rickettsia rickettsii, podem transmitir a Febre Maculosa”, explica a pasta.
Ações
Avaré, no entanto, já adota medidas de segurança contra a proliferação do carrapato desde 2017, quando realizou a primeira sorologia nas capivaras, cujo resultado foi negativo para a bactéria em questão.
A verificação, inclusive, rendeu pontuação para a estância no Programa VerdeAzul, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que mede a eficiência da gestão ambiental nos municípios paulistas.
As ações rotineiras incluem o corte periódico do gramado, mantendo-o rente ao chão nos espaços de visitação, a divulgação de medidas preventivas nos meios de comunicação, a orientação sobre a busca de serviços de saúde em caso de sintomas e a instalação de placas informativas sobre medidas preventivas.
Análise sorológica
Paralelamente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está promovendo o levantamento populacional das capivaras do Horto Florestal com o objetivo de criar um plano de manejo para providências futuras.
O próximo passo é buscar autorização da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) para a realização de nova análise sorológica nos animais.
Cuidados pessoais
Embora ações públicas já estejam em andamento, é importante que a população avareense também colabore com o trabalho preventivo adotando as seguintes medidas:
a) Evitar caminhar, sentar ou deitar nos espaços reservados para as capivaras;
b) No caso de encontrar carrapato fixado à pele, não espremê-lo com as unhas para não se contaminar; não encostar objetos aquecidos (fósforo, cigarro) ou agulhas;
c) O correto é retirá-lo com calma, através de leves torções, com auxílio de uma pinça;
d) Manter os cães de passeio na guia e evitar locais onde as capivaras estejam.
This post was last modified on 8 de fevereiro de 2020