Na última semana, a Secretaria Municipal da Saúde recebeu o comunicado de uma munícipe, a qual informava que sua mãe, moradora do bairro Bonsucesso, havia recebido uma ligação telefônica de uma senhora que se identificou como Olga, psicóloga da Unidade Saúde da Família (USF) do Plimec.
A suposta psicóloga disse que uma empresa localizada na Rua Tiradentes havia feito convênio com a Prefeitura de Avaré, a fim de fornecer medicamentos à base de cálcio, mediante o pagamento com desconto. Para convencer a mãe da munícipe, informou o nome completo da paciente, seu endereço, número do cartão SUS e outros documentos pessoais.
Segundo Olga, a paciente receberia em casa, no dia 10 de abril de 2018, um boleto a ser pago em qualquer banco ou lotérica em 8 parcelas de R$ 75,00, sendo que duas parcelas do mesmo valor já teriam sido pagas pelo município. Além disso, um funcionário dos Correios, chamado Cristiano, falaria com a paciente.
A Secretaria da Saúde esclareceu a cidadã que a Prefeitura não realiza este tipo de convênio. Todos os medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são gratuitos e distribuídos exclusivamente por meio de farmácias municipais, mediante apresentação da receita médica, RG e cartão do SUS do paciente.
Ela também foi orientada para que não fizesse de forma alguma nenhum tipo pagamento, bem como para formalizar a denúncia junto à Ouvidoria Municipal.
This post was last modified on 9 de abril de 2018