Secretaria da Saúde confirma 45 casos positivos de dengue em Avaré
A Secretaria Municipal da Saúde de Avaré divulgou nesta sexta-feira (2) os dados sobre a dengue no município. A cidade registou 45 casos positivos da doenças.
Os dados foram contabilizados entre os dias 1 de janeiro a 1° de fevereiro. No período são 81 notificações e 45 casos positivos. Do total de casos confirmados, 44 são autóctones e um importado.
O órgão também registou 35 casos negativos. Um paciente de Avaré está internado no hospital São Luiz, em São Paulo.
O que é?
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte. Veja quais são os principais sintomas da dengue:
Febre
Dor no corpo e articulações
Dor atrás dos olhos
Mal-estar
Falta de apetite
Dor de cabeça
Manchas vermelhas no corpo
Considerada a forma mais grave da doença, a dengue hemorrágica é mais comum quando a pessoa contrai a doença pela segunda vez. Além dos sintomas clássicos, pode haver dor de estômago, boca seca, manchas pelo corpo, sangue nas mucosas, nos olhos, na urina ou nas fezes.