Nesta quarta-feira, 8 de janeiro, completam-se dois anos da morte de Roberto Dinamite, ícone do futebol brasileiro, vítima de câncer. Dinamite foi mais do que um jogador: ele marcou história como o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro, com impressionantes 190 gols, e como um dos maiores ídolos do Vasco da Gama, clube pelo qual marcou 708 gols em 21 anos de carreira.
Trajetória brilhante no futebol
Roberto Dinamite também deixou sua marca na Seleção Brasileira, representando o país nas Copas do Mundo de 1978 e 1982. Foi artilheiro no vice-campeonato do Brasil na Copa América de 1983 e encerrou sua trajetória pela Seleção com 25 gols em 47 jogos.
Além de sua habilidade em marcar gols, Dinamite era conhecido por sua excelência em cobranças de falta, rivalizando com grandes nomes como Zico, ídolo do Flamengo e seu amigo pessoal.
Reconhecimento e legado eterno
Em 2024, Roberto Dinamite foi homenageado pela CBF, que instituiu o Troféu Roberto Dinamite, destinado ao artilheiro do Campeonato Brasileiro. Na edição passada, Yuri Alberto (Corinthians) e Alerrandro (Vitória) foram os primeiros a receber a honraria, após marcarem 15 gols cada.
O troféu continuará a ser entregue anualmente, consolidando o nome de Dinamite como sinônimo de artilharia e excelência no futebol brasileiro.
Recordes no Vasco e além
Roberto Dinamite é uma lenda no Vasco da Gama, sendo o jogador que mais vestiu a camisa do clube, com 1.110 partidas, e também o maior artilheiro. Apenas dois outros jogadores no Brasil atuaram mais de mil vezes por seus clubes: Pelé, pelo Santos, e Rogério Ceni, pelo São Paulo.
Mesmo com uma breve passagem pelo Barcelona, entre 1979 e 1980, Dinamite voltou ao Vasco em grande estilo. Em um jogo marcante pelo Brasileirão de 1980, ele fez os cinco gols na goleada por 5 a 2 sobre o Corinthians, consolidando sua posição como um dos maiores atacantes da história do futebol.
Origem do apelido Dinamite
O apelido “Dinamite” surgiu no início de sua carreira, quando o Jornal dos Sports o apelidou de “Garoto Dinamite” após um golaço pelo Vasco contra o Internacional, em 1971. Desde então, o nome passou a ser sinônimo de potência e genialidade no futebol.
Lembrança eterna para os amantes do futebol
Natural de Duque de Caxias (RJ), Carlos Roberto Gama de Oliveira, o Roberto Dinamite, continua sendo uma inspiração para gerações de torcedores e atletas. Seu legado vai além dos números: ele representou o futebol em sua essência, com paixão, habilidade e dedicação.
Roberto Dinamite será eternamente lembrado como um dos maiores ícones do futebol brasileiro.
This post was last modified on 9 de janeiro de 2025