São Caetano perde para o Oeste em casa e corre risco de rebaixamento
Neste sábado (4), o São Caetano voltou a entrar em campo pelo Paulistão A2 Kia. Em confronto válido pela 14ª rodada, o Azulão recebeu o Oeste no Estádio Municipal Anacleto Campanella, no primeiro jogo do dia, e acabou derrotado por 3 a 1.
O zagueiro Diego Augusto abriu o placar para o Oeste no primeiro tempo com gol de bicicleta. O time da casa tentou uma reação ao empatar com Everton, mas na reta final do jogo, Guilherme Portuga e Cristian marcaram os gols que decretaram a vitória do Rubrão que subiu provisoriamente para a sexta colocação.
Os primeiros minutos foram marcados por muitos passes errados no setor de meio campo. O São Caetano teve mais a bola, mas não conseguia acertar uma sequência de passes e criar chances reais de gol
As primeiras finalizações aconteceram com quase 20 minutos de jogo, primeiro com Motta, do Oeste, que recebeu a bola dentro da área e finalizou em cima do goleiro. Pelo lado da equipe do ABC, a primeira tentativa foi de Lucas Silva, de fora da área, mas acabou chutando por cima do gol.
De modo geral, os setores de construção de ambas equipes estiveram bem abaixo e praticamente não se viu mais finalizações a gol na primeira etapa. Como uma opção alternativa, o Oeste tentou vários arremates de fora da área, mas não acertou a meta do São Caetano.
No primeiro minuto de acréscimo, a equipe comandada por Lelé teve uma falta para cobrar pelo lado direito de ataque. A bola foi alçada com curva e após desvio do goleiro, o zagueiro Diego Augusto virou uma bicicleta e marcou para os visitantes, colocando o Oeste em vantagem.
As equipes voltaram para a segunda etapa muito mais ligados durante os primeiros dez minutos, com chances criadas dos dois lados. O time de Barueri levava mais perigo, mas a maioria das finalizações dos dois times era fora do alvo.
Aos 16 minutos, Lobato foi derrubado na intermediária adversária, mas o jogo seguiu. A bola sobrou com Everton na entrada da área, que foi escapando da marcação e trazendo para a meia-lua, quando arriscou uma finalização rasteira no canto direito do goleiro e empatou o jogo para o São Caetano.
A partir do gol de empate o jogo pegou fogo e as equipes fizeram um jogo muito mais ligado. O Oeste chegou ao segundo gol após boa triangulação pelo lado direito, em que Lucas Rodrigues escapou da marcação e cruzou rasteiro para dentro da pequena área, para Guilherme Portuga empurrar para as redes.
O Oeste ainda chegaria ao terceiro gol nos acréscimos. Cristian roubou a bola na intermediária e tocou para Ítalo, que armou um contra-ataque e devolveu para o camisa 11, que não perdeu a oportunidade cara a cara com o goleiro, decretando a vitória dos visitantes.
Com a derrota, o São Caetano não se afastou da zona da degola e vai disputar a permanência no confronto diante do Linense, às 15h do próximo sábado (11), válido pela última rodada da primeira fase, com sérios riscos de rebaixamento.
O Oeste venceu pela quarta vez jogando fora de casa e viu as chances de brigar por G8 aumentarem, mesmo ainda tendo um difícil confronto diante da Portuguesa Santista, que segue na briga pela vice-liderança da primeira fase. Em casa, o time de Barueri também vai a campo às 15h do sábado.
Reportagem: Federação Paulista de Futebol