Com um homem a mais desde o final do primeiro tempo, o Santos fez valer a superioridade numérica em campo e venceu o Juventude na noite desta terça-feira (14), de virada, por 2 a 1, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, na abertura da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A vitória encerra uma sequência de seis jogos sem vitória do Santos, que assumiu a sexta posição, com 17 pontos ganhos. Em compensação, o Juventude conheceu sua terceira derrota consecutiva e figura na penúltima posição, com dez pontos. À frente apenas do lanterna Fortaleza, com sete.
Com bola rolando, o Santos teve muitas dificuldades diante do Juventude. Além de ir para o intervalo com a derrota parcial de 1 a 0, os paulistas ainda viram o experiente zagueiro Maicon sentir problema muscular e ser substituído com apenas 15 minutos. O Juventude foi ligeiramente superior e foi efetivo quando chegou ao ataque.
Aos 25 minutos, Chico carregou bola no meio-campo e abriu na direita para Rodrigo Soares. O lateral cruzou, Ricardo Bueno se antecipou a marcação de Velázquez e cabeceou para as redes, num gol clássico de centroavante.
Somente após levar o gol que o Santos passou a investir mais no ataque. Aos 34 minutos, Felipe Jonatan cruzou na área e Rwan desviou para defesa do goleiro César, que mandou pela linha de fundo. Não demorou e aos 38 minutos foi a vez de Vinicius Zanocelo chutar de longe e obrigar o goleiro a espalmar para escanteio.
Até então seguro em campo, o Juventude viu o cenário da partida mudar aos 47 minutos, quando Yuri Lima fez falta dura em Jhojan Julio. A principio ele foi advertido com cartão amarelo, mas o lance foi revisado pelo VAR e o jogador do time gaúcho acabou sendo expulso.
No segundo tempo, o Santos pressionou o Juventude e chegou ao empate aos 11 minutos. Jhojan Julio cobrou falta e o zagueiro Eduardo Bauermann cabeceou para o gol. Com a igualdade, os paulistas se animaram ainda mais e continuaram no ataque.
O técnico Fabián Bustos fez mudanças ofensivas, investindo em jogadas pelos pés de Ângelo e Bruno Oliveira. E quase deu certo aos 23 minutos, quando Bruno cruzou e Jhojan Julio chegou atrasado para concluir ao gol. Nesta altura do jogo, eram 14 finalizações dos visitantes contra sete do Juventude.
Melhor em campo, não demorou para o Santos fazer o segundo gol. Aos 31 minutos, Ângelo tocou para Marcos Leonardo, que encheu o pé e acertou o lado esquerdo goleiro César. Em desvantagem, o Juventude até buscou o empate, mas não conseguiu passar pela forte marcação santista.
O Juventude volta a campo no domingo para enfrentar o Atlético-GO, às 18h, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia. Já o Santos, no sábado, receberá o Red Bull Bragantino, às 21h, na Vila Belmiro, em Santos.
This post was last modified on 15 de junho de 2022