A Câmara de Vereadores de Avaré marcou para a próxima quarta-feira (1) a votação do relatório final da Comissão Processante que investiga possível quebra de decoro parlamentar do vereador Flávio Eduardo Zandoná. O documento recomenda a cassação do vereador, que disse fala considerada homofóbica na tribuna do legislativo.
Segundo relatório do vereador Luiz Claudio da Costa a cassação representa uma resposta firme e necessária diante de condutas que afrontam os valores democráticos e no respeito à integridade e a confiança depositada pelos cidadãos em seus representantes. O relatório final conta ainda com as assinatura dos vereadores Hidalgo de Freitas e Leonardo Ripoli.
A CP investigou a declaração de Zandoná durante sessão ordinária, quando disse durante a palavra livre “quando as gazelas se manifestam, a caravana passa”. A fala foi direcionada as críticas ao desempenho do candidato a deputado apoiado pelo parlamentar.
A Comissão ouviu testemunhas e o vereador denunciado. Em seu depoimento, Zandoná admitiu que ofendeu um cidadão e que a palavra “gazela” foi errada, inadequada e infeliz. O relatório aponta ainda que a fala do vereador está sendo investigada na Justiça e que o ato expõe a Câmara de Vereadores de forma vexatória e negativa para a sociedade.
“O Promotor de Justiça também reconheceu a atitude infeliz e afastou a possibilidade da imunidade parlamentar”, destaca o relatório final.
Se o relatório final for aprovado por nove dos 13 vereadores, Flávio Zandoná terá seu mandato cassado e perderá seus direitos políticos. A votação será na quarta-feira (1) às 14h.
This post was last modified on 30 de outubro de 2023