X
    Categorias Avaré

Rachada, Mesa da Câmara de Avaré pretende destituir presidente

Os integrantes da Mesa Diretora da Câmara de Avaré tentaram notificar o presidente do legislativo, Leonardo Pires Rípoli, sobre a decisão de destitui-lo da presencia da Casa de Leis. A tentativa de notificação aconteceu durante a sessão ordinária realizada segunda-feira (10).

Rípoli não teria assinado o documento. Os membros da mesa são Flávio Zandoná, vice-presidente; Roberto Araujo, 1° secretário; Ana Paula de Godoy, 2ª secretária e Jairo Alves de Azevedo, membro.

Na notificação os vereadores afirmam que Rípoli estaria omisso as questões do legislativo e teria faltado as reuniões. O documento ainda afirma que o presidente estaria despachando de casa e ausente dos trabalhos da Câmara.

“Desde o dia 20/02/2023, Vossa Excelência não tem comparecido pessoalmente para deliberar, despachar, assinar autógrafo, realizar os pagamentos de boletos e demais obrigações desta Casa, dentre outras atribuições de seu cargo de presidente, tendo o mesmo efetuado as assinaturas necessárias nos documentos pertinentes inerentes a seu cargo na sua residência, posto que tais documentos são enviados pelos motoristas da Casa, juntamente com estagiário conforme consta nas certidões emitidas pelos setores de contabilidade, departamento pessoal, licitações, diretoria geral administrativa, dentre outros departamentos”, diz trecho do documento.

O artigo 30 da Câmara de Avaré, em seu parágrafo segundo, afirma que não há necessidade da aprovação da destituição se o membro da Mesa deixar de comparecer a cinco reuniões ordinárias consecutivas, sem causa justificada.

Racha

O grupo que tem como função organizar os trabalhos do Legislativo estava rachado antes da sua formação. Leonardo Rípoli chegou a protocolar uma chapa para concorrer a eleição da Câmara junto com o grupo de oposição. Dias depois voltou atrás e angariou votos para concorrer pelo grupo apoiado por Jô Silvestre.

Os ataques contra Rípoli iniciaram logo depois da vitória do grupo de Jô na Câmara e seu nome colocado na presidência. O Prefeito de Avaré publicou na internet diversas críticas ao novo presidente e expôs detalhes da relação com o pai do vereador; o radialista Rodivaldo Rípoli.

Outra demonstração de conflito entre os membros da Mesa foi a demissão do assessor direto do presidente. Daniel Cruz foi demitido do Legislativo e sua esposa demitida dos quadros da Prefeitura de Avaré. Leonardo Rípoli foi secretário de Esportes durante o período de 2017 a 2020, primeiro ano de mandato de Silvestre e demonstrava ter boa relação com o governo municipal.

Mesmo com os bastidores agitados, os membros da mesa não falaram sobre o conflito durante a sessão ordinária. Rípoli mais uma vez não discursou. Vereadores da oposição foram os únicos que tocaram no assunto e se colocaram ao lado do presidente.

This post was last modified on 11 de abril de 2023

Este site utiliza cookies para sua melhor experiência