A Secretaria Municipal de Meio Ambiente implantou uma horta orgânica no Horto Municipal. A iniciativa é uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio do Projeto Jovem Agricultor do Futuro. Com verduras e ervas medicinais, o espaço é cultivado desde fevereiro com adubação orgânica por alunos do Senar. O município disponibiliza o local para a horta e a produção da compostagem. Já as mudas e o adubo orgânico ficam por conta do parceiro.
Os produtos serão consumidos pelos próprios participantes do projeto. A proposta é desenvolver neles o senso de responsabilidade, além de habilidades técnicas. O projeto atende aos critérios do Programa VerdeAzul, ciclo 2021. A iniciativa estadual tem o objetivo de estimular a elaboração e a execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável em todo o território paulista.
Riscos
O agrotóxico tem sido utilizado na agricultura de maneira inescrupulosa, afirma a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Inseticidas, herbicidas, vermífugos, fungicidas e acaricidas são alguns exemplos. “A utilização indiscriminada de tais produtos causa, sem sombra de dúvidas, a degradação do meio ambiente, com efeitos irreversíveis, e provoca riscos à saúde dos indivíduos. Quando expostos a esse tipo de agente químico, o organismo humano e o meio ambiente apresentam consequências que podem surgir a curto, médio e longo prazo, dependendo da quantidade, do tipo e do tempo de exposição”, conclui o Meio Ambiente.
This post was last modified on 26 de maio de 2021