Na próxima sexta-feira, 24 de novembro, diversos estabelecimentos comerciais e virtuais tentarão atrair os consumidores prometendo grandes descontos. É mais uma edição brasileira da “Black Friday”.
A Fundação Procon SP e o Procon Municipal de Avaré trazem algumas dicas para que o consumidor evite problemas e não seja enganado com falsas ofertas. No próximo dia 24, diversos estabelecimentos comerciais e virtuais tentarão atrair os consumidores prometendo grandes descontos, em mais uma edição da “Black Friday”.
A Fundação Procon SP manterá em seu site (www.procon.sp.gov.br) um canal específico para receber reclamações referentes à “Black Friday”, que estará disponível no período entre 23 a 30 de novembro.
O canal constitui alternativa de atendimento aos consumidores, que podem optar por registrar suas reclamações virtualmente ou também podem fazê-lo diretamente no Procon.
6 dicas para garantir a sua compra segura
1 – Pesquise: a internet oferece diversas ferramentas de pesquisa de preços, além da evolução dos valores em períodos anteriores. Compare o que foi pesquisado com os preços que serão praticados na “Black Friday”.
2 – Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.)
3 – Antes de comprar, cheque a reputação da empresa nos cadastros de reclamações do Procon e nas redes sociais.
4 – Consulte a lista de sites não recomendados pelo Procon e não caia em armadilhas.
5 – Em que pese constar a informação de que o produto está sendo “vendido e entregue” por um parceiro, um titular do site de vendas responderá solidariamente pela mesma, em face da expectativa gerada ao consumidor que acessou o site da empresa para concretizar o negócio.
6 – Atenção quanto ao preço do frete, pois os mesmos podem variar nos diversos sites e, por vezes, acabam tornando o valor final da compra maior ainda que o preço do produto originariamente seja menor que o do concorrente.
This post was last modified on 8 de dezembro de 2019