A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem realizando uma série de fiscalizações nos postos de combustíveis de Avaré para identificar possíveis riscos de contaminação ao meio ambiente.
A iniciativa cumpre a diretiva do Programa Município VerdeAzul do Estado de São Paulo. Na primeira fase iniciada em 16 de setembro, foram conferidos 8 estabelecimentos a fim de identificar se os mesmos já haviam regularizado sua situação.
Na segunda fase, que deve seguir até o próximo ano, serão fiscalizados os demais postos de Avaré. Os técnicos avaliam a adequação à legislação e às normas técnicas que regulam a atividade, desde a escolha do local de instalação até o funcionamento.
No momento da fiscalização é solicitada a licença de operação emitida pelo órgão responsável, entre outros documentos. São verificados também a área de abastecimento e o local de troca de óleo, bem como outros espaços.
Notificação
Os postos de combustíveis em desacordo com a legislação ou com problemas nas instalações são noticiados à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), agência do Governo do Estado responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, para que as providências cabíveis sejam adotadas para a adequação e regularização do local.
Prevenção
Um posto de combustível apresenta inúmeros e permanentes riscos para o meio ambiente e para a saúde de seus funcionários, sendo fundamental o diagnóstico prematuro de vazamentos e armazenamento inadequado para evitar possíveis acidentes.
A responsabilidade ambiental é compartilhada. Por esse motivo, mesmo sendo do empresário eliminação ou minimização dos riscos, cabe aos órgãos públicos municipais e estaduais a fiscalização dessas atividades.
This post was last modified on 30 de setembro de 2019