X
    Categorias Avaré

Prefeitura promete multar terrenos com mato alto e sem calçada

A Prefeitura da Estância Turística de Avaré emitiu um alerta aos proprietários de imóveis urbanos informando que poderá aplicar multa equivalente a 5% do valor venal nos casos em que for verificado estado de abandono em terrenos e quintais.

A sanção está prevista na Lei Municipal 332/95 (alterada em 2017) e serve para desestimular que imóveis localizados na área urbana da cidade fiquem sem a correta manutenção.

A Lei 332/95, eu seu artigo 1o impõe aos proprietários de imóveis, edificados ou não, obrigação de construir ou reconstruir os respectivos passeios e os muros de testada, e a mantê-los, permanentemente capinados, roçados e limpos.

Já o artigo 3o prevê infração das disposições contidas nos artigos anteriores acarretará ao proprietário do imóvel a imposição de multa correspondente a 5% (cinco por cento) do valor cadastral do imóvel como constante para os efeitos do Imposto Territorial Urbano (IPTU).

O Departamento de Fiscalização da Prefeitura é o responsável pela vistoria e notificação dos proprietários que poderão interpor recurso administrativo no prazo de 10 (dez) dias a contar do recebimento da notificação. Se, ainda assim, o proprietário não promover a regularização, será decretada a reincidência e nova multa de igual valor proporcional (5%) será aplicada.

Segundo a Fiscalização, semanalmente, cerca de 20 notificações de infração da Lei 332/95 são encaminhadas. Com a aquisição de novos veículos para o setor, a Prefeitura espera um aumento significativo de advertências para que cada imóvel seja preservado corretamente, evitando a proliferação de animais peçonhentos e possíveis acidentes.

IMPORTANTE

É de responsabilidade do dono do imóvel a manutenção das calçadas, muros e terrenos, devendo mantê-los permanentemente limpos.

A Prefeitura informa ainda que tem intensificado a divulgação da importância de os imóveis estarem em ordem. O cidadão que identificar áreas particulares que estejam e situação de abandono, podem denunciar o caso diretamente para a Prefeitura através dos telefones: (14) 3711-2533 (Fiscalização – de segunda a sexta, das 8h às 17h), (14) 3711-2500 (Ouvidoria Municipal – de segunda a sexta, das 8h às 14h) ou pelo aplicativo “Fala, Cidadão!” disponível gratuitamente para download na loja virtual do seu smartfone.

This post was last modified on 20 de janeiro de 2019

Este site utiliza cookies para sua melhor experiência