Segundo as informações da prefeitura, foi firmado um contrato chamado de “pactualização” da prestação de serviços de saúde junto a Santa Casa de Misericórdia de Avaré.
A Santa Casa, entidade privada de cunho filantrópico atua como prestador de serviços de saúde para a municipalidade e é remunerada com recursos públicos oriundos da esfera Municipal, Estadual e Federal.
Números
A Santa Casa foi contratada para realizar cerca de 30 mil exames de Patologia Clínica por mês para atender as unidades municipais de saúde. Além disso, o contrato prevê outros 1.792 exames de Radiodiagnóstico; 157 exames de Mamografia de Rastreamento; 70 Mamografias Unilaterais, 300 Ultrassonografias, 300 Tomografias Computadorizadas, 15 Ressonâncias Magnéticas, 1.700 atendimentos de Fisioterapia e 33 procedimentos de Quimioterapia todos os meses.
Senhas Diárias
Segundo a Santa Casa de Avaré, diariamente, 90 senhas de atendimento são distribuídas. Para cada paciente, em média, são feitos procedimentos para a produção de 5 exames. Por dia são realizados cerca de 500 exames direcionados para a Rede Municipal de Saúde. Cada atendimento demora de 7 à 12 minutos. Por esta razão, a limitação da quantidade de senhas e de pessoas atendidas pelo laboratório da Santa Casa. A Santa Casa, além de atender a demanda das unidades municipais de saúde, é responsável pelos exames laboratoriais do Pronto Socorro e dos pacientes internados pelo sistema SUS na própria Santa Casa.
Maior oferta
A Santa Casa de Avaré e a Secretaria de Saúde estão trabalhando juntas para solucionar o gargalo registrado nos últimos dias. Importante expor que a Secretaria de Saúde ampliou em 50% o número de procedimentos de Patologia Clínica em relação ao volume contratado em 2017. Antes eram 20.892 procedimentos e agora são 30.097 exames mensais.
Informações e Reclamações
Os pacientes que desejarem obter mais informações acerca do funcionamento do sistema de coleta e realização de exames na Rede Municipal de Saúde de Avaré, podem se dirigir pessoalmente à sede da Secretaria de Saúde na Av. Pref. Misael Euphrásio Leal, 999, ou ligar para (14) 3711.1430. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para o registro de reclamações, o canal adequado é a Ouvidoria Municipal que pode ser acessada pelo número (14) 3711.2500 de segunda a sexta-feira das 8h às 14h.