A Prefeitura da Estância Turística de Avaré contratou, de maneira emergencial, uma empresa responsável pela prestação de serviços de manejo integrado de resíduos. O contrato inclui as etapas de coleta, transporte e encaminhamento para a destinação final do lixo gerado no município.
O valor do contrato ultrapassa R$ 4,6 milhões e tem duração de seis meses, com validade até agosto de 2025. A contratação foi por dispensa de licitação e apenas uma empresa foi cotada para apresentar os valores. A empresa Suma Brasil, de Belo Horizonte (MG), será a responsável pelo serviço.
Contrato e transparência
A contratação emergencial levanta questionamentos sobre a transparência da gestão municipal. O Portal da Transparência não apresenta informações adicionais sobre os critérios utilizados para justificar a contratação sem licitação.
O manejo de resíduos é um serviço essencial para a cidade, e a população aguarda mais esclarecimentos sobre como será feita a fiscalização e o cumprimento do contrato.
Com mais de 3 mil funcionários municipais, a Prefeitura de Avaré segue terceirizando serviços essenciais e gastando altos valores em atividades que poderiam ser feitas com mão de obra própria. Além disso, há muitas reclamações sobre a coleta de lixo na cidade.
Em 2025, após Roberto Araújo assumir a Prefeitura, cresceu o número de reclamações de moradores insatisfeitos com a falta de padronização nos horários em que os caminhões passam em suas casas.
Veja os dados do Portal
This post was last modified on 10 de fevereiro de 2025