Pela segunda vez na história, título de cidadão é revogado em Avaré
A Câmara de Vereadores de Avaré revogou na noite de ontem o título de cidadão avareense concedido ao radialista e ex-vereador cassado Rodivaldo Rípoli. O ato escreveu mais um capítulo na história do Legislativo, pela segunda vez um título de cidadão foi revogado na cidade.
A primeira revogação da condecoração aconteceu no dia 31 de janeiro de 2011, quando os vereadores aprovaram o projeto que revogou o título de cidadão do ex-médico Roger Abdelmassih. O ex-médico especialista em reprodução humana preso por violentar sexualmente sua pacientes enquanto estava sob efeitos de sedativos. Apesar de não ter recebido pessoalmente o título, ele foi aprovado e estava válido até a sua revogação.
O título de cidadão para o ex-médico é de iniciativa do vereador Roberto Araújo e foi aprovado em novembro de 2004. O pedido para a revogação do título foi de iniciativa do ex-vereador Ernesto Ferreira de Albuquerque e foi aprovado por unanimidade.
O projeto que revogou o título de cidadão para Rípoli é de autoria da atual Mesa Diretora da Câmara de Avaré. A propositura destaca que o Legislativo pode revogar os atos por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitando os direitos adquiridos; mas não detalha os motivos para retirar a condecoração.
As despesas pagas com o dinheiro público para a concessão do Título de Cidadão deverão ser totalmente ressarcidas. A revogação foi aprovada por unanimidade, incluindo o voto do filho do radialista, Leonardo Pires Rípoli.
A revogação pode ser motivada por uma possível irregularidade na alteração feita no regimento interno da Câmara, que alterou de maioria qualificara para maioria simples os votos necessários para a aprovação de títulos oficiais. Uma Comissão Processante foi arquivada com denúncias de irregularidades na concessão do título de cidadão.