Ícone do site Avaré Notícias

Operação de combate à pedofilia na internet mobiliza autoridades brasileiras e argentinas

A Polícia Federal e as Polícias Civis dos 18 estados, mais o Distrito Federal, sob a coordenação da Secretaria Nacional da Segurança Pública, realizaram duas operações de combate à pedofilia e a exploração de menores de idade na internet.

A Secretaria deu início, na manhã desta quinta-feira (22), à terceira fase da operação “Luz da Infância”, em 18 estados e no Distrito Federal. Com o auxílio da Polícia Civil dos respectivos estados, a operação cumpriu 69 mandados de busca e apreensão. Num total, mais de mil policiais participaram da operação e 61 pessoas foram presas até o momento. Simultaneamente, 41 mandados com o mesmo objetivo foram cumpridos em Buenos Aires, capital da Argentina.

Essa operação em conjunto entre forças de segurança do Brasil e da Argentina é fruto da cooperação entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Polícia de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos e o Corpo de Investigações Judiciais do Ministério Público Fiscal da Cidade Autônoma de Buenos Aires e as Polícias Civis do Brasil.

Raul Jungmann, ministro da segurança Pública, comentou sobre a parceria firmada.

“Nós Vamnos prosseguir com essa atuação conjunta, que é exatamente o fruto do SUSP, Sistema Único de Segurança Pública,que reúne todas as forças do judiciário, das polícias, das Forças Armadas, do Ministério Público, da inteligência e que agora se articula tanto com a Argentina como os Estados Unidos para promover esta operação.”

Quem também foi às ruas para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes na internet foi a PF, que deflagrou a chamada operação “Atalaia”, com 60 mandados de busca e apreensão em 12 estados e no Distrito Federal.

A operação investiga armazenamento e divulgação de conteúdo pornográfico envolvendo crianças. A prática da violência sexual contra menores de idade e a produção desse tipo de material compartilhado também são investigados pela PF.

Reportagem, Raphael Costa

Este site utiliza cookies para sua melhor experiência

Este site utiliza cookies para sua melhor experiência

Sair da versão mobile