Ícone do site Avaré Notícias

Onda de calor deixa clima seco e abafado em Avaré

A terceira onda de calor do ano deve durar até a próxima semana e seu ápice deve ocorrer entre esta quinta-feira (14) e o sábado (16). Em Avaré a temperatura deve ficar nesta quinta com máxima de 33°C e mínima de 21°C.

Com o clima seco e abafado, a sensação térmica deve chegar aos 35°C. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as temperaturas máximas registradas deverão ficar 5°C acima da média esperada para a época do ano.

A onda de calor é um fenômeno meteorológico que acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias. As ondas de calor são comuns de acontecerem no fim da primavera, com a aproximação do verão. Mas, nos últimos anos, esse fenômeno tem se tornado mais comum.

Em Avaré, no final de semana o clima deve seguir com altas temperaturas, registrando máxima de 33°C e mínima de 23°C. A partir da próxima semana o calor deve seguir, mas áreas de instabilidade e umidade devem trazer pancadas de chuva para a região.

Como se proteger

Embora qualquer pessoa esteja vulnerável aos riscos do calor extremo, obesos (a gordura retém mais calor), mulheres (têm maior composição de gordura), crianças (o sistema de regulação da temperatura é imaturo), idosos (o mesmo sistema começa a ter falhas), diabéticos, cardíacos e pacientes renais são mais sensíveis. O mesmo pode ser dito de profissionais que trabalham expostos ao sol.

Em ondas de calor como a que atinge o Brasil nesta semana, a recomendação de especialistas é evitar ao máximo a exposição ao sol e ao calor, em especial entre 10h e 16h, De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), dentro dessa faixa o pior período vai das 14h às 16h, quando são registradas as temperaturas máximas do dia.

Este site utiliza cookies para sua melhor experiência

Este site utiliza cookies para sua melhor experiência

Sair da versão mobile