X
    Categorias Esporte

Seleção Brasileira: juventude e experiência em busca do sonho olímpico

A Seleção Brasileira que disputará os Jogos de Paris mescla experiência e juventude e essa é uma das apostas do técnico Arthur Elias para a equipe tentar o sonho olímpico a partir dessa quinta-feira (25), dia da estreia contra a Nigéria em Bordeaux. Das 22 convocadas para o torneio, Marta, Ludmila, Tamires, Rafaelle, Angelina e Luciana são as únicas que já tiveram vivência olímpica.

Marta está a algumas horas de começar a disputar sua sexta olimpíada. Ela é a única futebolista (incluindo homens e mulheres) a fazer gols em cinco edições dos Jogos (Atenas, 2004; Pequim, 2008; Londres, 2012; Rio, 2016; e Tóquio, 2021). Tem 13 ao todo.

Em Paris, ela pode se tornar a maior artilheira da história das Olimpíadas (mais uma vez incluindo homens e mulheres). Hoje, essa marca pertence à brasileira Cristiane, com 14 gols. Há um outro dado que pode ser creditado à Marta nos Jogos de 2024.

Se o Brasil chegar ao pódio, seu nome abrirá a lista de jogadores de futebol com maior número de pódios olímpicos – jamais qualquer atleta da modalidade ganhou três medalhas. Ela levou a medalha de prata para casa em 2004 e 2008.

A zagueira Rafaelle e a lateral Tamires já participaram de duas edições (2016 e 2021), enquanto Ludmila esteve apenas na última. Entre as quatro suplentes da Seleção para as Olimpíadas de Paris, a meio-campista Angelina chegou a atuar em Tóquio, três anos atrás, e a goleira Luciana conviveu com o grupo em 2016 também na mesma condição em que se encontra agora.

This post was last modified on 24 de julho de 2024

Este site utiliza cookies para sua melhor experiência