Nos pênaltis, Corinthians perde para o Flamengo e fica com o vice
O Corinthians é vice-campeão da Copa do Brasil 2022. Na noite desta quarta-feira (19), o time paulista empatou com o Flamengo no tempo normal por 1 a 1, mas perdeu nos pênaltis por 6 a 5, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pelo confronto de volta da decisão. Pedro e Giuliano marcaram os gols da partida.
A dupla havia empatado o confronto de ida por 0 a 0, na Neo Química Arena, em São Paulo. Por isso, quem vencesse no Maracanã ficaria com o título, enquanto uma nova igualdade forçaria a decisão para os pênaltis. E foi o que aconteceu. Nas cobranças, o time carioca venceu por 6 a 5 e garantiu o tetracampeonato. Com o vice-campeonato, o Corinthians não garantiu vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2023, mas ficou com premiação de R$ 25 milhões.
Com bola rolando, o Flamengo foi melhor no primeiro tempo e transformou a superioridade em gol. Logo aos seis minutos, Everton Ribeiro tocou de primeira para Pedro dentro da área e o atacante finalizou na saída do goleiro Cássio. Em desvantagem no placar, o Corinthians tentou trocar passes rápidos, mas teve dificuldades de passar pela marcação do time carioca. Tanto é que foram muitas as tentativas de infiltrações pelo meio e todas sem sucesso.
Melhor em campo, o Flamengo chegou a marcar pela segunda vez aos 32 minutos, quando Gabriel finalizou na trave e a bola voltou para Arrascaeta mandar para as redes. Só que o lance foi checado pelo VAR e a arbitragem viu impedimento de Gabriel na origem do lance, anulando o segundo gol do rubro-negro.
No segundo tempo, o Corinthians melhorou em campo e viu o Flamengo recuar demais. De tanto insistir, o time paulista empatou a partida aos 36 minutos. Mateus Vital cruzou da esquerda, Fábio Santos desviou e Adson foi travado pela marcação. Contudo, a bola sobrou no meio da área para Giuliano e o meia encheu o pé para o fundo das redes.
Com o placar empatado, o final de jogo foi bastante tenso no Maracanã. O Corinthians seguiu bem e em busca do segundo gol, enquanto o Flamengo, muito mal, esperou os contra-ataques para marcar. E tentou pela última vez aos 41 minutos com Everton Cebolinha, que não evitou o empate e as penalidades.
Nos pênaltis, Fagner e Mateus Vital perderam as cobranças pelo Corinthians, enquanto o Flamengo desperdiçou uma só, com Filipe Luís.