Nacional

Papa Francisco morre aos 88 anos; Dom Maurício destaca legado de fé e serviço

O mundo católico amanheceu em luto nesta segunda-feira (21 de abril de 2025). Papa Francisco, 88 anos, faleceu às 7h35 na Casa Santa Marta, no Vaticano. O anúncio foi feito pelo cardeal Joseph Farrell, camerlengo da Igreja, em comunicado oficial transmitido diretamente da capela onde o pontífice residia.

Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, dedicou sua vida ao serviço da Igreja e dos mais pobres, tornando-se símbolo de humildade, diálogo e compromisso social. Em sua última aparição pública, no domingo de Páscoa, deixou a tradicional mensagem Urbi et Orbi na sacada da Basílica de São Pedro.

A notícia da morte causou grande comoção também no Brasil. Em nota oficial, o arcebispo de Botucatu, Dom Maurício, destacou a significância espiritual do falecimento ocorrer na Oitava da Páscoa, durante o Ano Santo de 2025.

“Acho muito significativo que, no Ano Santo do nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo, o Papa Francisco tenha completado sua Páscoa. Isso é Deus assinando embaixo: este foi um profeta”, afirmou Dom Maurício.


✝️ Um legado que ultrapassa fronteiras

Dom Maurício reforçou em sua mensagem que, embora haja dor com a perda, a esperança cristã permanece firme. “Não estamos decepcionados. Essa perda é temporária. Ganhamos um santo no céu. Aquele que amou como Jesus e deu testemunho vivo e verdadeiro”, disse.

A nota também pediu orações pelo Colégio de Cardeais, que agora será responsável por escolher o novo sucessor de Pedro. Dom Maurício pediu que “os cardeais se abram verdadeiramente à luz do Espírito Santo” e lembrou que a Igreja sempre esteve nas mãos de Deus, não de homens.

“A Igreja sempre esteve nas mãos do Espírito Santo. Não somos nós que a mantemos, nem Papa, nem Bispo. É o Espírito Santo que a conduz”, completou o arcebispo.


🙏 Oração e gratidão

Dom Maurício lembrou a última súplica constante de Francisco: “Não esqueçam de orar por mim”. E reforçou que agora é tempo de retribuir suas orações e ensinamentos com intercessão e gratidão.

“Podemos e devemos orar, sim, por ele. Na certeza de que ele também estará, lá no céu, continuando a intercessão dele por toda a humanidade.”

A morte de Papa Francisco, o primeiro pontífice latino-americano da história, deixa um vácuo no cenário religioso global, mas também uma herança de esperança, compaixão e incansável luta por justiça social e unidade entre os povos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Previsão do tempo
Current weather
Humidity-
Wind direction-
Cloudiness-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
Verified by ExactMetrics