Morre em Avaré o professor Hélio Hiray
Morreu neste sábado em Avaré o professor Hélio Hiray aos 59 anos. Graduado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Avaré (ESEFA-1986) e em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Botucatu (1990), o professor fez parte da iniciação esportiva de vários avareenses e deixa uma marca nos esporte de luta da cidade.
Iniciou a vida esportiva com o Judô em 1972, atuou na área de academia ministrando aulas de Karatê, Judô, Jiu-Jitsu, Ginástica Olímpica, Ginástica Aeróbica e Ginástica de Trampolim. Professor da Faculdade de Educação Física de Avaré desde 1988, onde atualmente lecionava Ginástica Geral, Ginástica Artística e Lutas; sendo também Coordenador de Esportes do Colégio Universitário de Avaré, desde 2004, e também professor de Ginástica Artística.
Hiray atuou ainda como árbitro de Judô até, aproximadamente, 1997, em diversos eventos desde regionais passando por estaduais, nacionais (Seletivas Nacionais para Mundiais e Olimpíadas) e um Internacional (Sul-Americano), onde portava a graduação de Yon-Dan (Faixa Preta 4° Grau) e Árbitro Internacional-FIJ-C.
Participou de vários cursos, na área da Educação Física e esportes, e ministrou Cursos e Clínicas sobre Arbitragem de Judô, pela Federação Paulista. Foi Delegado Regional da Federação Paulista de Judô, na 3a. Delegacia Regional Centro-Sul, nos anos de 1991 e 1992.
Atuou como orientador e bancas examinadoras de TCC, nas Faculdades Integradas Regionais de Avaré (FIRA), desde 2007 até o ano, 2018. Cursou, em 2008, uma disciplina do Mestrado, do Programa de Saúde Coletiva, da Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP, como Aluno Especial. No ano de 2011 foi professor de Música para os 5ºs Anos do Colégio Universitário de Avaré.
O falecimento do Professor rendeu diversas homenagens nas redes sociais. Alunos e amigos lamentaram a morte de Hiray e destacaram sua dedicação pelo ensino e ao esporte.