Os moradores do Jardim Califórnia, em Avaré, convivem com sérias dificuldades por conta da falta de asfaltos em suas ruas. Quando chove, como aconteceu no final da semana passada, a lama toma conta e os carros não conseguem vencer os buracos; quando não chove, o tempo seco trás sérios problemas na saúde e tudo fica empoeirado.
Em entrevista a Rádio Avaré na segunda-feira (29), o morador Ricardo Aparecido Gomes (foto) contou que a chuva, que caiu na quinta-feira (25), deixou os carros ilhados no bairro.
“Ficamos sem poder entrar e nem sair”, afirmou ao participar do programa Bom Dia Cidade.
Gomes é ativo na lutar por melhores condições aos moradores, por diversas vezes participou da Tribuna Livre, na Câmara de Avaré, momento onde um cidadão se inscreve para fala sobre um tema específico.
“Ninguém tem nada a ver com isso, mas eu pago R$ 700 de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) todo ano, para não ter rua”, diz indignado.
Segundo o morador, a obra teve início no dia 9 de setembro de 2019 e prazo de um ano. Ele garante que um ano para asfaltar seis ruas é muito longo e garante que se fosse um serviço privado estarei feito em 90 dias.
“As guias que a empresa fez foram levadas pela chuva. Foi um serviço mal feito, o solo não foi compactado”, garantiu Gomes.
O morador disse que não teve qualquer resposta do Poder Público e pediu mais fiscalização.
“Eu espero que o Prefeito vá ao bairro, mande o secretário de obra, parece que não tem fiscalização. Político só aparece na época da eleição”, falou.
Conclusão em 60 dias
Em nota, a Prefeitura de Avaré disse que a obra para a pavimentação do Jardim Califórnia está entrando na fase final. Segundo a Secretaria de Transporte e Planejamento, não há paralisação nos serviços.
“Já foram implantadas guias, galerias pluviais e a base necessária para a colocação do asfalto”, diz o documento.
Ainda segundo a nota, a Sabesp promove ajustes na rede de água e esgoto para que não haja cortes futuros no pavimento que será implantado. A empresa responsável fará os reparos em pontos avariados pela forte chuva do final de semana.
A Prefeitura disse que a reivindicação é antiga dos moradores, e que a melhoria vai resolver definitivamente os transtornos causados pelas chuvas.
A expectativa é que o empreendimento esteja finalizado em 60 dias. A obra está orçada em R$ 1.605.103,21 milhão, sendo um convênio entre município e Ministério do Desenvolvimento Regional.
This post was last modified on 30 de junho de 2020