Ministério da Saúde amplia tratamentos e medicamentos no SUS e lança protocolo para câncer de mama
Nos últimos dois anos, o Ministério da Saúde realizou 62 incorporações de medicamentos e tratamentos ao Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o acesso da população a alternativas com eficácia comprovada. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que a meta é oferecer os melhores tratamentos possíveis com base em evidências científicas e critérios rigorosos de efetividade, segurança e custo-benefício.
Novos protocolos e linhas de cuidado
Entre os avanços anunciados está o lançamento do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para o câncer de mama. Pela primeira vez, o SUS contará com um protocolo específico para a doença, que incluirá cinco novos procedimentos disponíveis em centros especializados em todo o Brasil.
De acordo com a ministra, o objetivo é transformar o cuidado com o câncer de mama, reduzindo o tempo de espera para diagnóstico e aumentando as chances de cura. “Quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama é curável. Esse protocolo, aliado ao programa Mais Acesso a Especialistas, vai garantir maior agilidade no diagnóstico e início do tratamento”, explicou Nísia.
Redução do tempo de espera
Com o programa Mais Acesso a Especialistas, o prazo para diagnóstico do câncer será reduzido de uma média de 1 ano e 6 meses para apenas 30 dias. O programa implementa fila única, integração dos serviços, saúde digital e uma nova lógica de financiamento para oferecer mais eficiência no cuidado.
Combate à dengue
Além dos avanços no tratamento oncológico, o Ministério da Saúde anunciou a distribuição de 6,5 milhões de testes rápidos para diagnóstico de dengue em todo o país. O investimento, de R$ 17,3 milhões, reforça o compromisso com o enfrentamento de doenças endêmicas no Brasil.
O trabalho contínuo da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e de outras áreas técnicas do Ministério da Saúde segue garantindo avanços no sistema público de saúde, com foco na qualidade do atendimento e na ampliação do acesso.