Os vereadores da Estância Turística de Avaré irão divulgar, na próxima segunda-feira (26), os membros que participarão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Dívida Ativa.
O grupo será composto por três membros e terá 90 dias para apresentar um relatório final, que será apreciado por todos os vereadores. A comissão irá analisar todos os casos de prescrição e decadência, entre os anos de 2017 e 2018.
O vereador Sérgio Luiz Fernandes (PSC) disse em sua palavra livre, na sessão do dia 19 de agosto, que o município recebeu 9,04% dos R$ 227 milhões inseridos no cadastro e que “pairam dúvidas sobre a dívida ativa e fatos envolvendo compensação com algumas empresas”.
Fernandes também apresentou um relatório, do Tribunal de Contas, que aponta para cada real de dívida a pagar, a Prefeitura possuía 43 centavos para saldar; revelando um problema de liquides.
“Eu acho que não precisa ser muito inteligente, a Prefeitura tem sua dívidas para serem pagas, mas ela também tem dinheiro para receber. Ela não consegue pagar e nem receber”, destacou.
O parlamentar cobrou os grandes devedores de impostos municipais e disse que a CPI irá revelar o nome dos que estão inadimplentes.
“Já é de conhecimento a lista dos 10 maiores devedores de IPTU, ISS e outros tributos. É assustador ver que as pessoas que tem potencial para pagar essas dívidas, não pagam. Os grandes devedores da nossa cidade, às vezes, estão voando de jatinho para cima e para baixo; e não pagam a sua dívida com o município”, discursou.
Sergio Fernandes disse esperar que a Justiça ajude a Câmara a investigar os casos levantados como suspeitos.
“Tentamos um CPI para apurar dos anos anteriores, a Justiça não deixou”, finalizou.
This post was last modified on 23 de agosto de 2019