Uma grande massa de ar quente e seco vai chegar a partir de amanhã, terça-feira (17), em Avaré e em todo o Brasil. As temperaturas vão subir nos próximos dias por amplas regiões e muitas cidades vão registrar calor intenso.
Em Avaré a máxima sobe para 31°C e mínima de 17°C na terça-feira. Na quarta, a máxima chega nos 32°C e a mínima nos 18°C. As temperaturas seguem altas durante toda a semana, com temperaturas máximas na casa dos 31°C e mínima de 17°C.
Segundo o site Climatempo, com a falta de chuva, a atenção redobrada para os níveis de umidade que seguem baixos e o risco de queimadas continua elevado. O ar mais seco e quente será destaque principalmente no interior do Paraná, Centro-Oeste e interior de São Paulo e Minas Gerais.
Com a falta de chuva por vários dias, os problemas de saúde, em muitos casos, devem ser agravados neste período seco. Sem chuva e sem vento significativo, a poluição também tende a ficar bastante concentrada na atmosfera, piorando a qualidade do ar em muitas regiões.
A umidade relativa do ar vai atingir índices críticos, abaixo de 20% em amplas áreas do interior paulista, entre o noroeste de Minas e o Triângulo Mineiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, DF, Mato Grosso, oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão e Tocantins.
Além disso, a falta de chuva prolongada deixa o ar e o solo secos. Essa falta de umidade faz com que a vegetação fique muito seca e mais propensa a pegar fogo.
A recomenda~]ao é para evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 11 e 15h, sempre que possível permanecer em locais protegidos deo sol, consumir água à vontade e usar soro fisiológico para olhos e narinas.
As recomendações são da Organização Mundial da Saúde.
This post was last modified on 16 de agosto de 2021