A Justiça Federal em Brasília aceitou, nesta quinta-feira (6), uma denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista é suspeito dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Além de Lula, os ex-ministros Antônio Palocci e Paulo Bernardo também são alvos na investigação. Juntos, eles são suspeitos de terem recebido propina do empresário Marcelo Odebrecht em troca de favores políticos.
Com a aceitação da denúncia nesta quinta-feira, Lula se torna réu pela décima vez em processos na Justiça Federal. No entanto, atualmente ele responde a sete ações penais. O ex-presidente já foi condenado nos casos do tríplex do Guarujá e o do sítio de Atibaia. A Justiça absolveu Lula no processo que diz respeito à suposta compra do silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.
Por meio de nota, a defesa do ex-presidente afirmou que “Lula jamais solicitou ou recebeu qualquer vantagem indevida antes, durante ou após exercer o cargo de Presidente da República”.
Segundo os advogados, “Lula sequer foi ouvido na fase de investigação, uma vez que claramente não tem qualquer relação com os fatos. Seu nome somente foi incluído na ação com base em mentirosa narrativa apresentada pelo delator que recebeu generosos benefícios para acusar Lula”.
Reportagem: João Paulo Machado
This post was last modified on 7 de junho de 2019