O vereador Luiz Claudio da Costa divulgou durante a sessão Legislativa imagens da Usina de Resíduos Sólidos de Avaré. O local está completamente abandonado, sem funcionar, tomado pelo mato alto e em péssimas condições. Em pronunciamento na tarde de ontem, segunda-feira (4), o parlamentar pediu providências para melhor aproveitar o equipamento público. (veja vídeo ao lado)
A usina fica próxima ao Aeroporto Estadual Avaré/Arandu Comandante Luiz Gonzaga Lutti. A central tem capacidade para processar 25 toneladas de resíduos da construção civil por hora e é capaz de fazer a separação de subprodutos, que vão de pedrisco até o pedregulho similar ao utilizado em edificações residenciais e comerciais.
“Não é possível um coisa dessas. A máquina está abandonada , parece uma coisa do outro mundo, tomada pelo mato, um desperdício do dinheiro público. Isso não pode acontecer”, disse o vereador durante o seu pronunciamento.
A Usina tem licença de funcionamento junto à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) válido até 2021 e demorou seis anos para ser inaugurada. O equipamento foi doado ao município em 2010 por meio de um convênio com o Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).
Atrasos na construção da base de sustentação e nas ligações de energia e água foram os motivos do adiamento da inauguração do triturador de entulhos. No final de 2016 a Usina entrou em funcionamento e até o momento nenhum investimento na infraestrutura foi feito no local.
“Senhor prefeito faça alguma coisa nesse local, não podemos ficar com esse equipamento parado. Um descaso para com o dinheiro público, lamentável”, concluiu o parlamentar.
Luiz Claudio apresentou um requerimento que foi encaminhado para a Prefeitura de Avaré, que tem prazo de 15 dias para responder ao questionamento.
This post was last modified on 24 de outubro de 2021