Jovens da Fundação CASA de Cerqueira César estudam em Cursinho da Unicamp para ingressar em universidades
Três adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no centro feminino Anita Garibaldi, da Fundação CASA de Cerqueira César, participaram na última terça-feira (16/08) da aula inaugural on-line do cursinho pré-vestibular Colmeia, da Universidade de Campinas (Unicamp).
As aulas foram disponibilizadas, ao total, para 39 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em nove centros da Fundação CASA. O objetivo das aulas é reforçar os conteúdos vistos nas salas de aula e possibilitar a realização do sonho de ingressar no Ensino Superior.
A iniciativa resulta de uma parceria entre as duas instituições, o que colabora na complementação dos estudos dos adolescentes, que estão ou no último ano do Ensino Médio ou já concluíram essa etapa.
O Termo de Cooperação estabelecido entre a Fundação CASA e a Unicamp prevê tanto o atendimento de saúde dos adolescentes em internação quanto à extensão das ações às demais áreas da socioeducação, como a educação escolar complementar.
“É uma oportunidade que amplia as chances desses adolescentes de ingressar no Ensino Superior”, avalia o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.
O curso disponibiliza aulas com conteúdos básicos de Biologia, Matemática, Física, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Redação, Gramática e Inglês, além de proporcionar oficinas interdisciplinares.
Os adolescentes participantes cumprem medida socioeducativa nos CASAs Maestro Carlos Gomes, em Campinas; Morro Azul, em Limeira; Mogi Mirim e Laranjeiras, em Mogi Mirim; Rio Piracicaba, em Piracicaba; Tapajós, Manacá da Serra e Novo Tempo, em Franco da Rocha; e Feminino Anita Garibaldi, em Cerqueira César.
As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, das 19h às 21h, nas salas de informática dos centros, que contam com acesso à internet. A duração do cursinho é de seis meses.
A Fundação CASA atende hoje a 4.789 adolescentes, sendo que 2.060 cursam o Ensino Médio, em todas as séries, e 63 completaram a educação básica. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Fundação CASA pode atender na internação e semiliberdade jovens de até 21 anos incompletos.