O jovem Danilo (nome fictício) que cumpre medida socioeducativa no centro da Fundação CASA Madre Teresa de Calcutá II, em Iaras, foi aprovado e já está cursando o ensino superior em administração na faculdade Unicesumar de Ourinhos.
A aprovação do jovem se deu por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e as aulas são realizadas no formato de Educação a Distância (EAD). A matrícula do adolescente foi feita no último dia 08/04.
A conquista é o resultado de um longo percurso percorrido pelo adolescente em seu processo ressocialização e busca pela educação. Quando chegou ao centro socioeducativo, Danilo ainda não havia concluído o ensino médio, estava no 2º ano.
Aproveitando a orientação da equipe pedagógica, ele foi inscrito para participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Estudou com auxílio da equipe, fez a prova e obteve pontuação para poder concluir seus estudos.
Por conta desse resultado, a equipe novamente fez uma sugestão para que Danilo prestasse o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM-PPL).
O jovem topou o desafio e se preparou para a prova. Novamente, obteve pontuação e ficou na lista de espera para suas opções de curso. Assim que a nota foi divulgada, o adolescente então foi preparado para fazer a matrícula.
Como comenta a coordenadora pedagógica do centro, Selma Crepalde, o objetivo era que ele aprendesse com todo o processo. “Ele foi acompanhado pela agente educacional, Sueli Teixeira de Cais, e fez a matrícula praticamente sozinho, pois queremos não só dar o peixe, mas também ensinar a pescar”, comentou.
O acesso do jovem aos conteúdos e monitorado pela pedagoga, Sônia Maria de Fatima Lima, no período da manhã. À tarde, Danilo conta ainda com apoio do setor para esclarecer dúvidas.
De acordo com a coordenadora pedagógica do centro, Selma Crepalde, ele está muito motivado. “Já até está pensando no momento de fazer o TCC. Isso mostra que a preocupação dele está na conclusão do curso”, disse.
This post was last modified on 18 de abril de 2019
Comentários (1)
Indo as aulas presenciais, discutindo, tentando esclarecer dúvidas tentando resolver as questões da disciplina já chegamos em casa com dúvidas.
Ensino a distância é uma roubada sem tamanho.
Por isso que o Brasil tem uma das piores educação no mundo.
Está para nascer um cabloco bom para dar uma Educação de qualidade para o nosso Brasil.
Sou contra a EAD.