Em ano de eleições municipais, os bastidores dos quadros partidários andam agitados em Avaré. Governando a cidade por duas legislaturas consecutivas, Jô Silvestre não pode mais permanecer no Paço Municipal e seu pai, o ex-prefeito Joselyr Silvestre, busca alternativas para permanecer no poder.
A principal aposta é a advogada Elisandra Pedroso Ferreira, atual mulher de Joselyr e mãe de dois filhos do político. Elisandra declarou ser solteira no registro de sua candidatura para deputada estadual nas eleições de 2022, mas registrou seu nome na urna como Elisandra Silvestre. Ela conseguiu 1.817 votos entre os avareenses.
Joselyr tem buscado apoio político e visitado bairros da cidade, prometendo vantagens no período eleitoral. Um vídeo chegou a circular nas redes sociais, onde o casal se encontra com um apoiador. A iniciativa de colocar Elisandra como candidata esbarra em questões jurídicas.
Segundo a Constituição Federal, artigo 14 e parágrafo 7°, são inelegíveis os parentes consanguíneos ou afins, até segundo grau. Elisandra está impedida por ter uma união estável com o pai do atual prefeito.
Brigado com o filho e crítico da sua administração, Joselyr Silvestre atua ainda para minar a candidatura do vereador Roberto Araújo, que terá o apoio de Jô no pleito marcado para o dia 6 de outubro.
Filiada ao PSB, Elisandra pode tentar uma vaga na Câmara de Vereadores; assim como Bruna Silvestre, vice-prefeita e irmã de Jô Silvestre. A briga nos bastidores da família Silvestre tem como base a posse de uma fazenda, adquirida quando Joselyr era prefeito de Avaré e colocada no nome dos filhos.